BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Refletir é coisa de quem não tem nada para fazer ?


Quem nunca parou um pouco pra pensar sobre alguma coisa? Quem não quis achar resposta para as grandes perguntas filosóficas? Quem nunca se perguntou o porquê de um amor platônico ou de um ódio inexplicável? Todos nós já, é papel do ser humano questionar, imaginar e é por isso que a nossa espécie é criativa, dotada de inteligência. Por esses motivos somos diferentes dos peixes, cachorros, gatos etc. É claro que existem animais dotados também de inteligência, mas uma inteligência bem mais limitada, afinal nossa inteligência não é pura, ela é dotada de um filtro que chamamos de razão.Porém, existem indivíduos que insistem em chamar pessoas que muito refletem em desocupados etc. Tais pessoas deveriam também refletir sobre questões importantes, sobre suas próprias questões, não que venhamos a achar todas as respostas, mas aquela propaganda que diz: "o que move o mundo são as perguntas e não as respostas..." é muito coerente.Me recuso a parar de pensar, me recuso a me igualar a um peixe ou cão. Se a nós foi dado o direito e a habilidade de refletir, façamos isso, vamos refletir sobre ciência, sobre a nossa história, sobre nós mesmos e sobre nossos sentimentos, não faz de nós seres melhores que os outros, porém é nosso papel refletir e criar soluções para os problemas que envolvem o mundo a nossa volta.

Tenha orgulho de ser um ser humano, você poderia ser um boi, não ter nada pra fazer e mesmo assim não conseguir pensar, só agir de acordo com seus instintos.

2 comentários:

Maary S. disse...

Eu poderia ser um boi?? hahaha
Refletir é algo realmente necessario, é o que nos torna humanos, e se as pessoas tivessem parado para refletir o mundo não estaria assim hoje.
O texto me fez para para refletir. Adorei!
Beijinhos, Duda. ;*

Alceu Santos disse...

Parece papo de desocupado esse lance de que precisamos refletir. Mas a reflexão é sempre útil quando a intenção se é melhorar como seres racionais. Claro que também existem reflexões que nos tornam piores do que já somos e essa não vale a pena reflexão alguma. A reflexão está sempre vinculada a sermos mais humano e mais próximo de algo essencialmente bom, mas também existem aqueles que perdem (literalmente) seu tempo em reflexões que os tornam cada vez mais irracionais. Parabéns pelo texto.